Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão vai a Santa Luzia esclarecer construção de ETE

    Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebe na próxima segunda-feira (22/6/09) os deputados da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Haverá uma audiência pública na Câmara Municipal (rua Direita, 750 - Centro) às 14h30 para que a população receba esclarecimentos sobre os benefícios e consequências da implementação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), cuja construção já foi autorizada pela Copasa. O requerimento para a reunião é do deputado Fábio Avelar (PSC).

    ETEs são estações que tratam do esgoto sanitário doméstico e industrial, deixando a água com um nível de poluição aceitável para ser escoada de volta para o rio ou mesmo para ser reutilizada. De acordo com a Copasa, o investimento para a construção da nova estação será de R$ 65 milhões. A obra inclui a implementação de redes coletoras e interceptadoras que impedirão que os esgotos sejam lançados sem tratamento nos córregos Poderoso, Tenente, Grajaú, Caçadores, Bicas e Baronesa, todos afluentes do rio das Velhas.

    Ainda de acordo com a empresa, mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas. Os trabalhos devem estar concluídos no final de 2010. Até lá, haverá mudanças no trânsito de veículos em diversas ruas da cidade. Para o deputado Fábio Avelar, a comunidade luziense tem interesse nas iniciativas de revitalização do rio das Velhas, cujo ponto crítico em termos de assoreamento e poluição se encontra exatamente naquele município. Mas o parlamentar foi informado de que o projeto de construção da ETE é uma incógnita para os moradores que vivem próximos ao empreendimento. Daí a necessidade de uma reunião para "um entendimento amplo sobre os impactos, benefícios e implicações gerados pela implementação da ETE", justifica Fábio Avelar.

    Convidados - Foram convidados para a reunião o prefeito de Santa Luzia, Gilberto da Silva Dorneles; o presidente da Copasa, Márcio Nunes; o promotor de Justiça da Comarca de Santa Luzia, Carlos Eduardo Dutra Pires; o 2º secretário da Câmara Municipal do município e membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente, vereador Alípio Marques Rocha; o secretário de Habitação e Meio Ambiente da prefeitura de Santa Luzia, Willer Marques da Silva; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MG, Mário Lacerda Verneck Neto; o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, Carlos Dias; a presidente da Associação Ativa do Bairro Boa Esperança, Maria Emília Alves; e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Santa Luzia, Wilson Jardim.

    Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

    Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715

    • Publicações7601
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-vai-a-santa-luzia-esclarecer-construcao-de-ete/1381713

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)