Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário sobre esportes já desperta crítica à educação física escolar

    O diretor científico do Laboratório de Atividade Física e Saúde da UFMG, professor Alexandre Paolucci, classifica a educação física nas escolas do País como "de mal a pior". Para ele, o Brasil corre o risco de mostrar nas Olimpíadas que sediará daqui a sete anos, "um pódio cheio de chineses e americanos". Paolucci é um dos coordenadores de grupo do Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência - Caminho para a Cidadania, cuja etapa final vai ser realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais de quarta-feira a sexta (25 a 27/11/09).

    O encontro é promovido pela ALMG, em parceria com várias entidades, e teve quatro etapas regionais. O objetivo é buscar subsídios para a formulação de políticas públicas na área de esportes para a infância e adolescência; debater a importância do esporte como mecanismo de cidadania; promoção da saúde e discutir a prática da Educação Física nas escolas. O seminário foi construído a partir das propostas apresentadas pelas comissões técnicas, grupos formados por técnicos e especialistas indicados pelas entidades participantes, que se reuniram antes das audiências públicas no interior.

    Temas - Foram definidos seis temas principais: Esporte de formação e de participação: legislação, regulamentação profissional e políticas públicas; Educação Física escolar: agentes, estrutura e legislação; Esporte como mecanismo de cidadania: aspectos educacionais, promoção da saúde e prevenção à criminalidade e à exclusão social; Esporte de rendimento: legislação, regulamentação profissional e políticas públicas; Ética no Esporte: papel da família, da mídia, dos professores de educação física e dos profissionais do esporte, e combate ao dopping e às formas de assédio e de discriminação; Trabalho infantil no esporte: iniciação precoce, exploração infantil e legislação. Além da apresentação de palestras, o seminário terá grupos de trabalho.

    Autor do requerimento para a realização do seminário pela Assembleia de Minas, o deputado João Leite (PSDB) afirmou que a educação física nas escolas estimula crianças e jovens a desenvolverem bons hábitos físicos, garantindo boa saúde. Ele também lembrou que o esporte mostra a importância da convivência e do saber jogar em equipe, ensinando os alunos a viverem em comunidade.

    Professor defende política com incentivos fiscais

    Para o professor Alexandre Paolucci, a escola pública de ensino fundamental no País não tem espaço para a educação física, com exceção de pequenos bolsões, por isso a relação dos jovens com o esporte é mínima. "Como formar atletas dessa forma? Os clubes particulares são os únicos formadores hoje, mas seu público é restrito aos associados", comenta. Ele lamenta a inexistência de uma política púbica para o esporte nas escolas fundamentais.

    Ele comenda que não defende o esporte de competição nessas escolas, mas "ter o primeiro contato com o esporte, aprender os fundamentos de um esporte, como por exemplo, futsal ou vôlei". Paolucci destaca que as condições físicas nas escolas são precárias, com quadras esburacadas, bolas furadas, falta de rede. "Este seminário vai começar a mexer com a estrutura que está aí", completa o professor, que recomenda melhor aparelhamento para as escolas, incentivos públicos e mudanças na formação e remuneração dos profissionais de educação física.

    Entre entidades e órgãos parceiros estão: Associação de Garantia do Atleta Profissional (Agap); Conselho Regional de Educação Física; Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais; Associação Mineira das Federações Esportivas; Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência; Federação Pan-Americana de Levantamento de Peso; Associação Mineira dos Profissionais de Futebol; Universidade Federal de Minas Gerais; Secretaria de Estado de Esportes e Juventude; e Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente.

    Confira programação completa no hotsite do seminário na página da ALMG http://www2.almg.gov.br/hotsites/esporte/index.html.

    Contatos:

    Professor Alexandre Paolucci (UFMG) - 9791-4536 e 3409-7443

    Emerson Silami Garcia - (Conselho Regional de Educação Física) - 3337-7705

    Rogério Romero, Secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude -

    3349-2701 e 3349-2759, com Denise Hallak e Raissa Veloso

    • Publicações7601
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-sobre-esportes-ja-desperta-critica-a-educacao-fisica-escolar/2011694

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)