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25 de Abril de 2024
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    Professor da UFMG defende valorização da educação física

    Se o Brasil quer se tornar destaque olímpico, tem que valorizar o profissional do esporte. A afirmação é do diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e membro do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Emerson Silami Garcia. Ele foi o responsável pela palestra magna do Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência - Caminho para a cidadania, que Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove com entidades parceiras, entre esta quarta-feira (25/11/09) e sexta-feira (27).

    Em sua palestra, Emerson Silami resumiu os temas discutidos durante os cinco meses que precederam a etapa final do seminário. Nesse período, foram realizados quatro encontros regionais. Para o diretor, a formação dos profissionais da área é deficiente e não contempla adequadamente a iniciação ou o treinamento de atletas visando ao alto rendimento. "Um dos resultados disso é a importação de técnicos do exterior, o que já acontece em esportes como o basquete, voleibol, ginástica e atletismo", disse.

    "A educação física é vista como perda de tempo para muitos. As aulas têm sido reduzidas sistematicamente e não contam com instalações adequadas e suficientes", falou. Ele se declarou contra a transferência de responsabilidade da formação esportiva para clubes ou escolas de esporte. "Isso não está correto." Silami comentou sobre a urgência de investimentos e atenção ao setor. "Posso aprender inglês em qualquer idade, mas a atividade física não pode esperar", disse, lembrando os benefícios do esporte para uma vida saudável. Sobre a valorização dos profissionais do esporte, o diretor foi enfático. "Não há emprego para técnico de esporte. Muitas prefeituras contratam monitor de esporte. Isso não existe", afirmou.

    Emerson Silami foi aplaudido ao defender a inclusão das aulas de educação física em pelo menos três dias da semana nos horários das escolas. Outro ponto de preocupação para a categoria, segundo ele, é a falta de continuidade de programas oficiais de governo. "A falência do esporte universitário também dificulta a sequência da carreira esportiva dos atletas após o ensino médio. Soma-se a isso o antagonismo entre esportes de rendimento e programas de inclusão social e de lazer", argumentou. Silami também comentou sobre o uso de drogas ilícitas pelos esportistas. "É preciso educação, não punição. Muitos profissionais não gabaritados, muitas vezes sem formação, repassam substâncias químicas proibidas. Esses precisam ser punidos" , comentou.

    Especialista afirma que papel da educação física é formar valores

    Ao fazer a palestra "Educação física e esporte como mecanismo de cidadania", o gerente de lazer e esportes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Antônio Muzzi, disse que o objetivo do profissional da área é formar valores como o enriquecimento da personalidade dos alunos, o desenvolvimento do senso de cidadania e o estímulo à cultura da paz. O representante da Fiemg informou que o Sesi - entidade educacional vinculada ao sistema industrial do País - investe constantemente nos profissionais da educação física. "O Sesi inaugurou em 2006 a Vila Olímpica de Uberlândia, que agora implanta o primeiro centro de treinamento de atletismo no Brasil, com vistas às Olimpíadas de Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016).

    Ex-atleta profissional e autor do requerimento que originou o seminário, o deputado João Leite (PSDB) foi o coordenador da segunda mesa de trabalhos do seminário. Ele relembrou sua iniciação no esporte," nos campinhos da Vila Oeste ", e sua permanente luta pelo fortalecimento do esporte." Sonho com todas as crianças tendo acesso ao esporte, com as escolas equipadas com piscinas, pistas de atletismo e quadras ", concluiu.

    Duas palestras da manhã desta quarta-feira foram transferidas para a quinta (26) de manhã:" Panorama do esporte de formação e participação no Estado de Minas Gerais ", com a superintendente de Esporte Educacional da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude; e" Educação física escolar ", com a subsecretária de Estado de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete Souza Santos.

    Dentro da programação do evento, na tarde desta quarta-feira (25) reúnem-se três do seis grupos de trabalho. Os temas foram divididos em dois grandes eixos: o esporte de formação e de participação na infância e na juventude; e o esporte de rendimento na infância e na juventude. Cada um deles inclui temas específicos, tais como o esporte como mecanismo de cidadania e prevenção à criminalidade, discussão de políticas públicas e legislação. Outros eixos vão ser discutidos, como o combate ao assédio moral e sexual no esporte, dopping e trabalho infantil.

    O seminário foi construído com a colaboração dos gabinetes parlamentares e de entidades do setor, como: Associação de Garantia do Atleta Profissional (Agap), Conselho Regional de Educação Física, Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, Associação Mineira das Federações Esportivas, Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência, Federação Pan-Americana de Levantamento de Peso, Associação Mineira dos Profissionais de Futebol, Universidade Federal de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Esportes e Juventude e Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente.

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professor-da-ufmg-defende-valorizacao-da-educacao-fisica/2016510

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