Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente participa da entrega da Medalha da Inconfidência

    O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), participou, nesta quarta-feira (21/4/10), em Ouro Preto, da entrega da Medalha da Inconfidência, Também presidente do Conselho Permanente da Medalha, Alberto Pinto Coelho condecorou alguns dos agraciados com a Medalha de Honra. Nesta categoria, um dos homenageados foi o deputado Duarte Bechir (PMN), que recebeu a comenda do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Resende. A solenidade teve início às 10 hora, nas Praça Tiradentes e foi presidida pelo governador Antonio Anastasia. Este ano, a cerimônia lembrou, também, o centenário do ex-presidente Tancredo Neves.

    Nesta versão de 2010, foram escolhidas 280 pessoas para receberem a medalha, entre artistas, políticos, juristas, empresários, jornalistas, militares e outros profissionais. Entre as autoridades que prestigiaram a entrega, estavam o ex-presidente Itamar Franco, o senador Eduardo Azeredo, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Sérgio Antônio de Resende; o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha.

    Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência é a principal comenda do Estado que homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. É.entregue sempre no dia 21 de abril e é dividida em quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

    Desta vez, não houve a comenda extraordinária. Entre os agraciados destacam-se o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto; o fotógrafo Sebastião Salgado; o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Alexandre Silveira de Oliveira; o senador Ademir Santana (DF); o jornalista Washington Mello, o professor Clélio Campolina Diniz e o ator Carlos Nunes.

    Pacto federativo - O governador Antonio Anastalia defendeu, mais uma vez, um novo pacto federativo no Brasil que assegure mais equilíbrio entre Estados e governo federal. "A concentração de poderes na órbita da União não favorece a integridade nacional", alegou. Ele também exaltou a importância de Tancredo Neves e assegurou que os compromissos assumidos pelo ex-governador Aécio Neves continuam em sua gestão.

    Oradora oficial da cerimônia, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia Antunes Rocha, afirmou que os mineiros são responsáveis por manter e estimular os ideais libertários dos Inconfidentes. "Sem liberdade não há justiça; sem ética não há confiança; e sem confiança nas instituições, não há República", disse.

    A cerimônia deste ano foi acompanhada por cerca de mil pessoas que se aglomeraram na praça e assitiam os detalhes por telões distribuídos no local. A solenidade teve a participação do ator mineiro Mauro Mendonça que recitou trechos do poema Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meirelles; do violinista Gilvan Oliveira e a cantora Aline Calixto, que interpretaram o Hino da República e outras canções; artistas do projeto Circo Arte-educação e Cidadania, de Ouro Preto; e jovens do projeto Valores de Minas. Ao som da música Coração de Estudante, de Milton Nascimento, que marcou a luta pela redemocratização no Brasil, foi apresentado um vídeo em homenagem a Tancredo Neves.

    A lista completa dos agraciados está publicada na edição desta terça-feira (20) do Diário do Executivo e pode ser acessada no site da Imprensa Oficial (www.iof.mg.gov.br).

    • Publicações7601
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-participa-da-entrega-da-medalha-da-inconfidencia/2160152

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)