jusbrasil.com.br
7 de Abril de 2020
    Adicione tópicos

    Comissão de Saúde debate violência no trânsito

    A violência no trânsito no Brasil, a despeito da legislação cada vez mais rigorosa, apresenta números de mortos e feridos comparáveis a guerras. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), anualmente morrem 30 mil pessoas e outras 350 mil ficam feridas em acidentes de trânsito. Em Minas Gerais a situação é agravada devido ao fato de que o Estado possui a maior malha rodoviária do País. Para discutir o problema da violência no trânsito e propor alternativas, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, na próxima quarta-feira (26/8/09), uma reunião com representantes de diversos órgãos ligados à questão. O requerimento para a audiência pública é do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT). A reunião será no Plenarinho I, às 9h30.

    Para o parlamentar, é inegável que o problema da violência no trânsito é uma questão de saúde pública. Haja vista que o custo para os cofres públicos, decorrente do socorro à vítimas, chega a R$ 10 bilhões, conforme o Denatran.. Por isso, Adelmo Carneiro Leão pretende que o debate envolva os aspectos legal, social, local e comunitário da questão, a fim de "propiciar a construção de estratégias de responsabilização".

    Convidados - Para a reunião desta quarta foram convidados o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana; o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Waltair Vasconcelos Sobrinho; o superintendente regional do Dnit/MG, Sebastião Donizete de Souza; a subchefe do Estado-Maior da PMMG, Luciene Magalhães; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Gilvan Almeida Sá; o secretário municipal de Saúde de Luz, José Márcio Zanardi; o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; o presidente da TransBetim, Eduardo Lucas; a professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFMG, Elza Machado de Melo; o medico e professor da UFMG, Fernando Pimentel de Souza; o médico do Hospital João XXIII Roberto Marini Ladeira; e o presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável (Ruaviva), João Luiz da Silva Dias.

    Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

    Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)