Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Obra na BR-135 só termina daqui a dois anos, afirma Dnit

    Até 2011, os motoristas que passarem pela BR-135, principal ligação entre Belo Horizonte e o Norte de Minas terão que ter atenção redobrada e boa dose de paciência. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), serão necessários mais 24 meses para que os trabalhos de recuperação de 300 quilômetros da via sejam finalizados.

    O assunto foi tema de audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no fim da tarde desta quinta-feira (27/8/09), em Montes Claros. Além da comunidade local e de parlamentares, estiveram presentes os gerentes dos três consórcios e prefeitos da região.

    Antes da audiência, os deputados Doutor Viana (DEM) e Carlos Pimenta (PDT) percorreram de carro os 300 quilômetros da obra, a pedido dos usuários da via, que reclamam dos longos períodos de interrupção do trânsito para a realização das intervenções.

    A reconstrução da BR-135 começou em abril deste ano. A rodovia está recebendo asfalto novo, 55 quilômetros de terceira faixa de rolamento, acostamento e nova sinalização. Além disso, 30 pontes serão alargadas e terão suas estruturas reforçadas.

    Para facilitar o trabalho, a obra foi dividida em três lotes de cerca de 100 quilômetros, com três consórcios responsáveis por cada trecho. A segunda parte é a que deve demorar mais a ficar pronta: 24 meses. Os primeiros 97 quilômetros (partindo de Belo Horizonte), do trevo de Curvelo a Corinto, serão finalizados em agosto de 2010. Dois meses depois, deve ser entregue o último trecho: de Engenheiro Navarro a Montes Claros.

    O chefe do Serviço de Engenharia do Dnit em Minas Gerais, engenheiro Álvaro Campos de Carvalho, informou que se trata de um intervenção de grande porte, exaustivamente estudada e que demandará investimentos de R$ 500 milhões. "No fim, entregaremos uma rodovia moderna, de qualidade, com capacidade aumentada e para durar muitos anos", disse.

    Sobre as demoradas interrupções de tráfego, ele informou que se devem ao ritmo de trabalho acelerado. "Sem paralisações não tem como fazer obra. A rodovia está sendo totalmente recuperada. Não podemos fazer desvios. Os três consórcios estão trabalhando nos 300 quilômetros. As paralisações do trânsito são longas justamente para agilizar. São inevitáveis."Em relação ao atraso do segundo lote, que levará ainda dois anos para ficar pronto, o engenheiro explicou que foi causado pela saída de um empresa consorciada.

    Para deputados, paciência dos motoristas vai valer a pena

    O 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Doutor Viana (DEM) lembrou que a população local está ansiosa pela conclusão dos trabalhos."Temos sido muito cobrados, por isso temos obrigação de levar as informações a todos que não sabem o porquê das retenções. Além disso, trata-se de uma via muito importante para o Estado" , disse.

    O deputado Carlos Pimenta (PDT), por sua vez, pediu paciência à população. "Ninguém gosta de esperar, mas todos querem uma estrada nova e segura. Portanto, vai valer a pena. Se fosse duplicação em vez de recuperação, seria menos transtorno, pois haveria mais espaço para os homens trabalharem. Mas hoje as interrupções já são menores" , afirmou.

    Carlos Pimenta lembrou ainda que foram necessários dez anos de luta para que a via fosse recuperada. "Só de audiências em Brasília, foram seis. Questão ambientais foram superadas. Por isso, jamais vamos deixar de acompanhar", disse. O deputado lamentou o corte no orçamento do Governo Federal para Minas, o que vai prejudicar diretamente o Norte de Minas. "Recursos de infraestrutura serão cortados e a Unimontes também será prejudicada", comentou.

    O deputado Célio Moreira (PSDB), que presidiu a audiência, lembrou que a BR-135 corta várias cidades e cobrou do Dnit cuidado especial para facilitar a vida dos pedestres. "Em São José da Lagoa, por exemplo, as pessoas não conseguem atravessar." Ele também demonstrou preocupação com os estudantes que passam na via e perdem muito tempo nas interrupções. A sugestão do deputado foi o cadastramento dos veículos escolares.

    Requerimentos - Os parlamentares apresentaram requerimento para que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforce o patrulhamento para evitar assaltos aos motoristas que ficam parados na via.

    Confira o andamento das obras na BR-135 (partindo de Montes Claros):

    * 1º lote: Consórcio Conserva/Egesa: 30% concluídos: Montes Claros a Engenheiro Navarro: previsão de término: Out/10

    * 2º lote: Consórcio Estacon/Triunfo/Pavotec: De Joaquim Felício a Corinto. Recém-iniciada: previsão de término: 2 anos.

    * 3º lote: Consórcio Aterpas/Fidens/CBM: Corinto ao Trevo de Curvelo: 60% concluídos: previsão de término: Ago/10

    Presenças - Deputados Célio Moreira (PSDB), Carlos Pimenta (PDT) e Doutor Viana (DEM).

    Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

    Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715

    • Publicações7601
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/obra-na-br-135-so-termina-daqui-a-dois-anos-afirma-dnit/1790861

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)