Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia homenageia escola que se tornou referência nacional

    A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou reunião extraordinária nesta quarta-feira (2/12/09) para homenagear a Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, de Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas). A instituição de ensino fundamental, de 43 anos de idade, 97 funcionários e 1,2 alunos, acaba de vencer o prêmio Referência Nacional em Educação, após concorrer com 1.900 escolas de todo o País. O auditório onde a comissão se reuniu ficou lotado de funcionários, professores e alunos da escola. Também participaram vereadores e outras lideranças de Santa Rita do Sapucaí.

    O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) foi o autor do requerimento pela homenagem. Na opinião dele, Minas Gerais vive um momento ímpar no que diz respeito à educação, e o prêmio conferido à escola só reforça essa boa fase. "Que a Luiz Pinto possa ser, cada dia mais, um exemplo da educação de Minas e do Brasil", enfatizou. Dalmo fez questão de ressaltar o empenho dos professores, gestores, alunos e de toda a comunidade de Santa Rita do Sapucaí, que resultou na vitória. A diretora da escola, Mônica Flores de Carvalho Ribeiro, afirmou que o prêmio motiva professores e funcionários ainda mais. "Foi uma vitamina na veia", disse ela.

    O deputado Carlin Moura (PCdoB) parabenizou a diretora e todos os professores presentes por terem acreditado na educação pública. "Mesmo com todas as dificuldades que temos, as pessoas têm amor à causa e conseguem resultados tão positivos! Imaginem se houvesse investimento maciço em educação", disse o deputado. Carlin Moura lembrou que a cidade de Santa Rita de Sapucaí e as instituições federais de ensino que lá estão já são uma referência no País em ciência e tecnologia.

    Deputados ressaltam parceria com a comunidade

    O presidente da Comissão de Educação, deputado Ruy Muniz (DEM), também elogiou a diretora, que soube envolver a comunidade e trazê-la para dentro da escola. "A escola não é do governo, do município ou do particular. É da comunidade. É essa união que faz a educação ser boa", concluiu.

    A deputada Gláucia Brandão (PPS) considera a escola um exemplo de que a parceria entre todos os atores envolvidos pode resultar numa educação pública de qualidade. Na opinião dela, a Secretaria de Estado da Educação deve tomar a Escola Luiz Pinto de Almeida como referência para todo o Estado. "Estamos comprometidos com a educação pública, de modo que os alunos saiam capacitados a intervir e construir uma sociedade melhor", disse a deputada.

    Além do ensino fundamental, ainda funciona na Luiz Pinto de Almeida uma escola profissionalizante de eletrônica. A integração com a comunidade também está presente na parceria com o Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) da cidade, onde os alunos ajudam portadores de transtornos mentais, com atividades de artesanato e brincadeiras. A escola fica aberta nos fins de semana, oferece aulas de alfabetização para adultos e oficinas de atualização de conteúdo para os professores.

    Premiação - O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar foi criado em 1998 para estimular a melhoria da gestão e da qualidade do ensino. Hoje é considerado um dos mais relevantes instrumentos de mobilização da auto-avaliação das escolas públicas brasileiras. O prêmio é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Unesco e a Fundação Roberto Marinho.

    Presenças - Deputados Ruy Muniz (DEM), presidente; Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Carlin Moura (PCdoB) e deputada Gláucia Brandão (PPS).

    • Publicações7601
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações94
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-homenageia-escola-que-se-tornou-referencia-nacional/2023932

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)