Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Transporte de trabalhadores rurais será tema de audiência

    A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar uma audiência pública para tratar do transporte de trabalhadores rurais no Estado. Na tarde desta terça-feira (24/3/09), os deputados receberam o coordenador da Assessoria Jurídica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faemg), Maurício Barbosa Simões, que expôs as reivindicações dos produtores rurais em relação ao tema. Os parlamentares decidiram ainda fazer uma visita ao secretário de Transportes e Obras Públicas.

    Segundo o presidente da comissão, deputado Vanderlei Jangrossi (PP), há muita dúvida no campo em relação às regras de transporte de trabalhadores. A atual resolução da Secretaria de Transportes prevê, por exemplo, a vistoria semestral em veículos com mais de 15 anos de fabricação, uso exclusivo de ônibus e microônibus, proibição de uso de veículos particulares e adoção de seguro.

    "São normas impossíveis de serem cumpridas. A vistoria exigida só pode ser realizada em oficinas presentes em não mais do que 15 cidades mineiras. No Estado são 853 municípios. Em contrapartida, em Minas não há estradas decentes e seguras. Além disso, sequer existe no mercado uma empresa que ofereça esse tipo de seguro", reclamou o assessor jurídico da Faemg, Maurício Barbosa Simões.

    O deputado Chico Uejo (PSB) considerou que a atual resolução está"muito longe da realidade do produtor rural" e lembrou que estão sendo aplicadas muitas multas no campo. Antônio Carlos Arantes (PSC), por sua vez, defendeu um encontro urgente com o secretário de Transportes, Fuad Noman Filho.

    Requerimentos - Os parlamentares também aprovaram requerimento da própria comissão para enviar ofício ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com as sugestões apresentadas em audiência pública realizada em 9 de março em Janaúba, sobre a paralisação das atividades do Frigorífico Independência.

    Ficou definida ainda a realização de audiência pública para discutir os aspectos inerentes à agropecuária contidos no PL 2.771/09, que altera a Lei Florestal.

    Presenças - Deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente; Antônio Carlos Arantes (PSC), vice; Carlos Gomes (PT) e Chico Uejo (PSB).

    Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

    Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715

    • Publicações7601
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transporte-de-trabalhadores-rurais-sera-tema-de-audiencia/960716

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)